Ortodontia e Ortopedia Facial
É uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente. Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação que pode levar a dores de cabeça, distúrbios da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. O dentes tortos ou mal posicionados, também, prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico, no início, causa certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Posteriormente, é possível existir certo desconforto cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista. O paciente deve seguir todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.
Além disso, podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente controlada e minimizada através de um bom planejamento ortodôntico e por profissionais qualificados.
Quais os Tipos de Aparelhos utilizados?
Alinhadores Invisíveis: a correção é feita por meio do uso de placas transparentes, trocadas diversas vezes durante o tratamento, conforme os dentes do paciente se movem;
- ORTODONTIA -Aparelhos fixos: são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.
- ORTOPEDIA – Aparelhos removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente.