Endodontia

É a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos peri-radiculares. As áreas de competência para atuação do especialista em Endodontia incluem:

  • Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;
  • Procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares;
  • Procedimentos cirúrgicos para-endodônticos;
  • Tratamento dos traumatismos dentários.

 

A maioria das pessoas que chega ao consultório odontológico sonha em ter um sorriso perfeito, com dentes brilhantes e alinhados. No entanto, a beleza dos dentes começa com a saúde da sua estrutura interna. É preciso que as cáries profundas e as fraturas sejam eliminadas para impedir o agravamento da saúde bucal. Entre outras complicações, a endodontia pode evitar a ocorrência de quadros sistêmicos de infecção, que surgem quando as bactérias presentes na cavidade bucal chegam à corrente sanguínea. 

A cárie é uma doença multifatorial, quando as bactérias presentes na saliva encontraram a gordura dos alimentos e se aderem ao dente causando o amolecimento da estrutura do dente, então deveria entrar em cena a escovação dentária após a alimentação e, principalmente antes de dormir, aliado ao uso do fio dental. Geralmente a cárie inicia entre um dente e outro e a pessoa não percebe. Quando está no interior do dente, a cárie deixa ele oco como um ovo, então por fora a casca dura e por dentro tudo mole. Só quando o dente inicia o processo de dor com gelado e quente, ou ao dormir, que o paciente procura o dentista.